ATP - CEF

 



5 maneiras de melhorar a negociação com fornecedores para pequenas e médias empresas

Imagine você, empreendedor, que precisa de um bons preços e prazos de pagamentos para conseguir começar a vender seus produtos. Como fazer isso se você não possui muito capital de giro ou, ao menos, não conhece nenhum fornecedor?

Por isso, esse artigo traz as melhores maneiras para conseguir chegar em um acordo com fornecedores.

Planejamento

Um dos pilares para qualquer coisa é o planejamento e na negociação com fornecedores não seria diferente! Defina prazo e preços de forma prévia, pensando nos limites que você poderá ter e assim conseguirá ter mais argumentos para negociar.

Tenha uma rede de fornecedores

Converse com diversos fornecedores e discuta prazos e preços com cada um deles, mas não deixe isso para a última hora! Negocie com antecedência e tenha sempre um plano B.

Crie um relacionamento com os fornecedores

Não pense que o fornecedor é um inimigo. Ambos os lados possuem um objetivo maior: Fechar o negócio. Por isso, ouvir o fornecedor e utilizar de seus argumentos para negociar, é fundamental!

Esqueça o emocional

Ao negociar com um fornecedor não deve haver sentimentos relacionados à sua empresa no momento. O profissionalismo deve ser o seu maior aliado e racionalizar todas as propostas é o caminho correto.

Seja flexível

Ao se planejar, você consegue entender até onde pode chegar, assim pode criar estratégias para que você e o fornecedor saiam satisfeitos e consigam fechar negócio.

Por que pequenas e médias empresas têm dificuldade na negociação com fornecedores?

Pequenas e médias empresas possuem muitos obstáculos que empresas grandes não possuem por já estarem mais estabelecidas no mercado e terem um maior poder de barganha.

Gerir empresas desse porte pode ser muito complexo, pois envolve esses desafios que muitas vezes o empreendedor não está acostumado, causando uma grande dificuldade na hora de conseguir coisas para a empresa, como fornecedores.

Esses obstáculos são:

·         Planejamento inadequado;

·         Gestão ineficiente;

·         Falta de apoio financeiro;

·         Dificuldade em conquistar novos clientes;

Maneiras de negociar melhor com o cliente

E além de saber negociar com seus fornecedores para conseguir o produto, como convencer o cliente a levá-lo para casa?

A dica mais importante é conhecer o seu cliente e como seu produto pode resolver um problema ou melhorar algum aspecto da vida daquele cliente. É importante se adaptar e tornar seu produto flexível para que o cliente entenda que é algo essencial em sua vida.

Como um consultor financeiro pode te ajudar na negociação?

O consultor financeiro é o profissional que poderá te ajudar a entender como organizar o capital da sua empresa. Separando quanto de dinheiro para cada área da empresa, além de criar estratégias para um capital de giro e gestão de crises.

Dessa forma, o consultor pode te ajudar a criar um poder de negociação muito maior, pois você saberá até quanto pode gastar, quais são os pontos fracos financeiros do seu empreendimento e o que fazer para melhorá-los.

Eu posso te ajudar a melhorar sua relação com fornecedores e estou sempre de braços abertos para auxiliar ainda mais clientes!

Entre em contato com um Consultor



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Obrigado(a) pelo(a) seu comentário, fico feliz e nossa empresa busca incessantemente melhorar nossos textos. Muito obrigado(a).