ATP

 



Como a falta de planejamento pode acabar com sua empresa?

 

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Aliado à burocracia estatal, muitas outras questões podem levar o seu negócio à falência.

 

De acordo com o IBGE, 21% das empresas fecham suas portas logo no primeiro ano de vida. Ao longo de cinco anos as estatísticas só pioram: 60% não sobrevivem.

 

Pouco investimento e gestão inadequada são alguns dos problemas.

 

No entanto, é a falta de planejamento que mais atrapalha as pequenas e médias empresas brasileiras.

O que a falta de planejamento pode causar?

Vejamos o que a falta de planejamento pode causar ao seu negócio e como problemas associados poderiam ser evitados.

Não conhecer o mercado

 

Abrir uma empresa é relativamente rápido e simples, atualmente. No entanto, posicionar-se no mercado é o que define se sua empresa será duradoura.

 

Investir em pesquisas de mercado, conhecer seus concorrentes e, sobretudo, sobre seus clientes, fará com que você possa oferecer produtos e serviços mais fáceis de serem consumidos.

 

Saber para onde o mercado caminha e para onde os clientes estão olhando deve compor o planejamento estratégico de qualquer negócio. Essas informações podem ser cruciais para o desenvolvimento e estabilidade a longo prazo da sua empresa. 

Gastar mais do que o necessário

 

Saber quais taxas e tributos incidem sobre seu negócio, quantos colaboradores são necessários em cada setor, quais os gargalos administrativos, logísticos e comerciais, são algumas das informações que toda empresa deveria possuir.

 

A falta de um planejamento administrativo, financeiro e contábil pode estar gerando efeitos adversos. Alguns custos poderiam ser evitados e recursos poderiam ser disponibilizados a outros setores da empresa.

Não capacitar seus colaboradores

 

Não capacitar as pessoas que fazem seu negócio prosperar é uma das falhas mais comuns. Equipes desmotivadas e desatualizadas podem prejudicar sua empresa.

 

Fortalecer o RH e investir na capacitação dos colaboradores pode melhorar a produtividade do seu negócio.

 

Encontrar novas soluções para os problemas que se apresentam e propor inovações são outros fatores positivos associados à capacitação planejada.

 

Não elaborar um plano de negócios

 

Muito além de conhecer o seu mercado, o plano de negócios é fundamental para planejar as ações da sua empresa ao longo do tempo.

 

Essa ferramenta irá balizar as ações da empresa dentro de um planejamento estratégico. Além de melhorar a organização interna, é possível controlar os resultados com as metas previamente estipuladas.

 

No fim, sem um plano de negócios sua empresa está à deriva em alto mar, não sabendo para qual direção seguir.

Como eliminar os riscos da falta de planejamento?

Vimos que a falta de planejamento pode fazer com que sua empresa faça parte das piores estatísticas: o encerramento das atividades.

 

Muitos fatores estão envolvidos, mas um dos principais certamente é a falta de planejamento estratégico.

 

O consultor financeiro atua justamente no planejamento e desenvolvimento estratégico do seu negócio, verificando gargalos que podem estar prejudicando sua empresa e auxiliando nas melhores decisões a serem tomadas.

 

No fim, o objetivo é que seu negócio seja mais rentável e lucrativo.

 

Compartilhe essas dicas e tenha a Consultoria     Empresarial como aliada. Estou à disposição para trabalharmos pelo sucesso dos seus negócios!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Obrigado(a) pelo(a) seu comentário, fico feliz e nossa empresa busca incessantemente melhorar nossos textos. Muito obrigado(a).