ATP : Como ter uma Mente mais focada

Como ter uma Mente mais focada

Mente e foco, são duas coisas que andam juntas e se inter-relacionam em sua utilização plena, quando temos uma mente focada tudo fica mais claro é possível de se entender e por consequência o resultado será melhor, para que possamos ter uma mente focada é preciso conhecer alguns sabotadores criados pela nossa mente.
Tempo – Em uma era em que a velocidade da informação e tudo que gira em torno da informação, são alterados em um curto espaço de tempo, é comum ouvirmos das pessoas que não tem tempo, mas será mesmo, o que mudou com relação ao tempo propriamente dito, da época dos nossos pais para nossa época, se pensarmos em tempo, nada mudou, temos 24 horas no dia, 7 dias na semana, 365 ou 366 dias no ano, então o que pode ter mudado?
Aqui chegamos a um paradoxo, a tecnologia simplificou tudo, encurtou distâncias, quebrou barreiras e talvez seja uma das maiores revoluções do século 20, o paradoxo fica claro no momento em que se pensa que se tudo ficou mais fácil e simples deveríamos ter mais tempo livre, e como fica então a frase de que não temos tempo pra nada e que vivemos correndo, a pergunta que me faço aqui é, correndo atrás de que e pra quem, é preciso refletir sobre o nosso tempo e o que estamos fazendo com ele.
O que faz uma pessoa ficar por 4 horas assistindo programas de TV que não vão lhe acrescentar nada na sua vida, o que faz as pessoas perderem tanto tempo com várias ações que deveriam ser resolvidas no dia anterior.
Como manter a mente focada então, em primeiro lugar é preciso esclarecer, mente focada significa deixar de lado muitas atividades no seu dia a dia que só roubam seu tempo.
Alguns ladrões do seu tempo:
Procrastinação – deixar atividades que deveriam ser feitas hoje para serem feitas amanhã é um problema da era moderna, as pessoas estão sempre com o celular na mão e com o primeiro barulho de algum aplicativo deixam de lado o que estão fazendo e desviam a atenção para o celular, mesmo que a mensagem não seja pra pessoa ele tem que olhar tudo aquilo que já tinha olhado a um minuto atrás, é preciso ficar atento a esse processo, quando estiver em uma atividade busque deixar o celular no silencioso e só depois que terminar a atividade, verifique o celular, outra situação muito comum é começarmos uma atividade e não terminarmos por que estamos preocupados com outras coisas que não é possível resolver naquele momento, para situações acima é preciso estar presente naquilo que se está fazendo, estar presente é entender que uma situação que não se pode resolver hoje não se resolverá hoje e por isso não é preciso pensar nela, assim com ações simples é possível resolver esse problema.
Entrar em discussões que não vão levar à lugar algum – Quando se fala em discussões temos um ladrão de tempo que é ajudado por um cara chamado “ego” todos nós conhecemos esse cara, em alguns ele é dono da pessoa em outros ele manda pouco, mas ele atinge muitas pessoas em momentos de diferentes visões que levam à uma discussão, por isso é preciso estar atento e reconhecer quando está sendo manipulado pelo “ego”, nesse momento pode-se bloqueá-lo e sair de uma discussão que poderia ser interminável.
 Dormir mal – o sono ou falta dele pode trazer vários problemas no dia seguinte e a perda de tempo é uma, quando uma pessoa não dorme bem, não consegue desenvolver suas atividades com a destreza que deveria, ficando mais lenta e consequentemente gastando mais tempo nas suas atividades diárias, durma bem e sinta a diferença no dia seguinte.
Existem muitos outros ladrões de tempo, os exemplos citados acima são para que possa refletir sobre como utiliza seu tempo, o que está fazendo com ele e a partir desse ponto buscar focar naquilo que vai te trazer resultados.
Gratidão por poder escrever estas palavras e com isso ajudar pessoas a melhorarem a forma como utilizam o tempo.

Autor: Airton Tomaz, Consultor Empresarial e palestrante, autor do ebook: Jesus, o que sua empresa tem a ver com ele, 21 ensinamentos de Jesus para seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Obrigado(a) pelo(a) seu comentário, fico feliz e nossa empresa busca incessantemente melhorar nossos textos. Muito obrigado(a).