ATP


Entenda o que são despesas invisíveis e como prejudicam a performance da sua empresa

Se o crescimento da sua empresa não está atendendo a expectativa, pode ser que o motivo ainda esteja invisível para você.

Como o próprio nome diz, as despesas invisíveis acontecem no dia a dia de qualquer negócio sem que sejam percebidos; e, mesmo assim, elas geram consequências negativas do curto ao longo prazo.

Isso mesmo! Elas podem estar impedindo o desenvolvimento da sua empresa.

As despesas invisíveis precisam de uma atenção especializada para serem identificadas, pois nem sempre acompanham o desembolso de dinheiro e isso torna ainda mais difícil a tarefa de identificar e mensurar. Por isso, elas não aparecem nas demonstrações contábeis e não são consideradas no orçamento financeiro e relatórios gerenciais.

Mas não se assuste! Com a ajuda de um consultor financeiro é possível identificar as despesas invisíveis presentes na sua empresa e criar estratégias para minimizar os danos causados por elas.

Como despesas invisíveis podem acabar com o seu planejamento financeiro?

Ainda que a empresa tenha um bom planejamento financeiro, se as despesas invisíveis não são consideradas, o alcance das metas, o cumprimento dos prazos e até mesmo as projeções financeiras, ficam comprometidos.

Além de serem dificilmente identificados e mensurados, essas despesas não são apresentadas nas demonstrações contábeis e relatórios gerenciais. Isso gera risco para a empresa, por não ter uma noção real da sua realidade econômica.

Algumas consequências geradas pelas despesas invisíveis são:

·         Baixa performance financeira;

·         Mensuração superficial de gastos;

·         Falta de precisão na formação de preços;

·         Ineficiência para reduzir custos;

·         Inconsistência nas conciliações financeiras;

·         Relatórios financeiros imprecisos.

Como as despesas invisíveis acontecem na prática?

Uma empresa com alto turnover – rotatividade de funcionários – lida com inúmeros gastos, desde o desligamento do antigo colaborador, até o processo de seleção e integração do novo.

Nesse caso, os valores pagos na rescisão e no serviço de recrutamento, por exemplo, são facilmente identificados. No entanto, o que escapa aos olhos é o prejuízo causado pela falta de um integrante no posto de trabalho, a sobrecarga dos que ficam para compensar a ausência e o tempo que a pessoa vai levar para se adaptar à nova função.

Como o lucro é o objetivo de toda organização, é indispensável que as despesas invisíveis sejam consideradas. Do contrário, além de furar o orçamento, a gestão ainda fica com informações imprecisas para a análise e tomada de decisão.

Como evitar as despesas invisíveis?

Para que você afaste esse fantasma da sua empresa, que tal contar com a ajuda de um consultor financeiro?

Esse especialista será capaz de estudar e analisar profundamente todos os aspectos do seu negócio, indicar os gargalos existentes e traçar estratégias para saná-los.

A atuação do consultor financeiro será de forma integrada com todos os setores da empresa, considerando todos os registros documentais, avaliando os processos utilizados e a inexistência deles.

Mas, você já pode ir implementando algumas táticas para evitar as despesas invisíveis. Confira:

·         Aperfeiçoar os processos de negociação;

·         Otimizar a análise de dados com recursos de automação;

·         Fazer um mapeamento de processos e conservar as práticas que agregam valor;

·         Criar um cronograma de manutenções preventivas, respeitando a periodicidade recomendada para cada máquina/equipamento;

·         Promover qualificações e treinamentos para a equipe;

·         Monitorar o patrimônio da empresa com ajuda da contabilidade;

·         Criar um plano de ação para evitar retrabalho;

·         Estimular agilidade na execução de demandas, otimizando as boas práticas e eliminando as que perceber desnecessárias.

Embora não seja uma tarefa fácil, ficou clara a necessidade de se identificar as despesas invisíveis de uma organização, não é mesmo?

Que tal lidar com elas de forma consciente e ter uma empresa pronta para lidar com os riscos que possam surgir?


 Conheça uma pouco mais sobre ATP-Consultoria Empresarial e Financeira: https://atpconsultoria.crieresultados.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Obrigado(a) pelo(a) seu comentário, fico feliz e nossa empresa busca incessantemente melhorar nossos textos. Muito obrigado(a).