quarta-feira, 6 de abril de 2016

Saiba qual é sua rota

Definimos por rota, um planejamento para sairmos de um local para chegar a um outro local, isso é uma rota.
No mundo da informação e da formação em que vivemos, existem várias rotas a seguir, muitas pessoas estão em uma rota consciente, mas um número muito maior estão em uma rota inconsciente, ou mesmo nem sabem que estão em uma rota.
Isso é preocupante, se pensarmos que uma rota vai nos levar à algum lugar, onde estas pessoas vão chegar afinal, digo que muitas vão chegar ao fracasso, porque estão na rota do fracasso e não sabem, outras por não saberem que estão em uma rota, vão passar a vida toda tentando encontrar o seu lugar, outras chegarão em algum lugar, mas por não saberem onde ia dar a rota, não sabem como lidar com a situação atual e tem aquelas pessoas que definirão a rota, mas não conseguirão seguir até o fim, pois definiram a rota sem considerar todas as variáveis e por último temos aquelas pessoas que sempre estão em uma rota, sem desfrutar do que aquela rota proporciona, essas são pessoas que fazem cursos e não utilizam os conhecimentos, compram por impulso e sem pensar etc. para essas pessoas eu faço uma pergunta e convoco para uma reflexão, o que te leva a agir dessa forma? Pense e busque dentro de você as respostas.
Mas, como sou um otimista nato e por acreditar naquilo que faço, penso que as pessoas podem e devem estar cientes de qual rota estão seguindo e poder mudar se necessário, mas para isso é preciso estar totalmente consciente do momento presente que afinal de contas é só seu e de mais ninguém, então esteja presente na sua vida, isso soa estranho, mas estar presente na própria vida é poder fazer escolhas e o poder das escolhas faz uma enorme diferença em nossas vidas. (Caso tenha interesse em saber mais sobre nossas escolhas, escrevi um artigo ele está aqui: O poder das escolhas.)
Por acreditando nas pessoas da forma como acredito, vou dar algumas dicas para se traçar uma rota segura e consciente.
1 – Defina qual o seu mapa, ou seja, defina em que área de sua vida quer trabalhar, ou se não tem uma área específica, busque o mapa geral de sua vida, tire um momento na semana e tenha de forma clara qual é o mapa que quer trabalhar, faça isso detalhando as informações, por exemplo, quero trabalhar o mapa da minha carreira, então coloque em um papel, sua formação, livros que leu, quais ainda precisa ler,  onde quer chegar na sua carreira, em quanto tempo, quais são pessoas que estarão com você, ou seja, desenhe uma mapa mesmo, de forma que você possa olhar pra ele e dizer com toda convicção; “Esse é o mapa da minha carreira, da minha vida …….”.
2 – Depois de definido o mapa é preciso definir dentre as rotas possíveis, qual é a mais vantajosa pra você no momento atual, qual rota vai lhe trazer o melhor resultado em menos tempo e dentro das suas possibilidades atuais
3 – Por último é preciso agora traçar a rota, para isso é preciso saber quais são os seus recursos, o que vai precisar, como vai conseguir aquilo que ainda não tem, caso não consiga o que vai fazer para corrigir, enfim, defina toda a sua rota com detalhes.
Fazendo dessa forma sua rota jamais vai colidir com aquilo que você não queira, pense reflita sobre os três passos citados acima e coloque em prática.

Gratidão por poder escrever estas palavras e com isso ajudar pessoas a definirem suas rotas com muito mais presença.

Autor: Airton Tomaz, é Life Coach, analista comportamental e palestrante, autor do ebook: Jesus, o que sua empresa tem a ver com ele, 21 ensinamentos de Jesus para seu negócio, a venda na amazon.com.
Caso tenha gostado deste texto escreva para autor sugerindo outros temas em desenvolvimento pessoal, através do email: airton@educarpv.com.

APRENDA A FALAR EM PÚBLICO. HOJE!!

Aprenda a falar em público e se liberte!!! As pesquisas comprovam: 60% dos brasileiros têm pavor de se expor e falar em público! Portan...