sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mestrado Profissional na UFRJ

Portal da UFRJ

EDITAL N 290, DE DE 3 DE SETEMBRO DE 2015
SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
TURMA DE 2016

     O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS) do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos termos das Resoluções 01/2006 e 02/2006 do CEPG/ UFRJ e de acordo com o Regulamento do Programa, torna público que estarão abertas, de 05 de outubro de 2015 a 05 de novembro de 2015, as inscrições para a seleção ao curso de Mestrado Profissional Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) do PPGTDS/NIDES/CT/UFRJ, turma do ano letivo de 2016, que será conduzida pela Comissão de Seleção conforme as normas descritas neste edital.

Edital PPGTD-UFRJ 2016
Ficha de inscrição
Modelo de currículo
Roteiro para elaboração do pré-projeto
Cronograma
Contatos
retirado do site:http://www.nides.ufrj.br/index.php/ppgtds/edital

USP - Inscrições abertas para exame de proficiência em língua inglesa

Portal USP

Estão abertas, até o dia 23 de setembro, as inscrições para alunos de graduação e de pós-graduação da USP interessados em fazer o exame TOELF ITP, avaliação de proficiência exigida para a concessão de bolsas do programa Ciências sem Fronteiras e também aceito por outros programas de mobilidade para países de língua inglesa.
A USP oferecerá gratuitamente até 2.400 testes, que serão aplicados nos dias 26 e 27 de setembro, em parceria com a Fuvest, no prédio Biênio da Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo). Os interessados devem fazer a inscrição no site do Ministério da Educação.
A ação faz parte do programa “Inglês na USP”, uma iniciativa da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional que visa criar um ambiente acadêmico internacional na Universidade, sem se restringir apenas à questão da mobilidade.
Desde julho deste ano, a USP ingressou no programa “Idiomas sem Fronteiras”, do MEC, e passou a oferecer mais um curso para que seus alunos desenvolvam o conhecimento em língua inglesa: My English Online. 
A USP foi habilitada como Centro Aplicador do TOEFL em julho deste ano. Esta é a segunda vez que a Universidade aplica o exame. No último dia 26 de julho, o teste foi aplicado gratuitamente a 600 estudantes.
retirado do site:http://www.usp.br/imprensa/?p=52599

UFMG - Ioga e rito sagrado oriental são temas da próxima edição da Série de Estudos Indianos

Portal da UFMG

O fundamentos da ioga e o ritual védico serão abordados no próximo encontro da Série de Estudos Indianos, na próxima quinta-feira, 24, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (Icex).
A partir das 14h30, grupos de discussão e pesquisadores vão debater temas relacionados às atividades do Centro de Estudo Indianos (CEI), para mapear futuras possibilidades de atuação.
Às 15h30, o filósofo e educador Marcus Fonseca vai ministrar palestra sobre a ioga e repassar exercícios para o público. O professor Dilip Loundo fará a última palestra do dia, sobre o rito sagrado oriental conhecido como ritual védico.
A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia.
Mais informações podem ser obtidas no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

retirado do site:https://www.ufmg.br/online/arquivos/040049.shtml

UFMG - Pesquisadores reúnem-se na UFSJ na próxima semana para debater uso de substâncias psicoativas no trabalho

Portal da UFMG

Será realizado, nos dias 22 e 23 de outubro, em São João del Rei, o 1º Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho – o uso de substâncias psicoativas nos contextos laborais, organizado em parceria entre a UFMG e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Em mesas-redondas, pesquisadores refletirão sobre a influência das substâncias psicoativas no contexto das atividades esportivas de alto nível, sobre o enfrentamento ao alcoolismo e sobre a contribuição das clínicas do trabalho na prevenção dos uso dessas substâncias em ambientes profissionais. Temas mais gerais da psicologia do trabalho, como a precarização objetiva e subjetiva no trabalho, também serão discutidos.
O Congresso também representa mais um passo para consolidar a cooperação científica mantida entre pesquisadores brasileiros e de instituições francesas, como o Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM), a Escola de Altos Estudos (HEC) e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS).

Na noite do dia 23, será lançado o livro Álcool e trabalho - revisitando conceitos à luz de novas descobertas, organizado pelas professoras Maria Elizabeth Antunes Lima, da UFMG, e Rosângela Maria de Almeida Camarano Leal, da UFSJ.
O congresso ocorrerá no campus Dom Bosco, da UFSJ. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento.
retirado do site:https://www.ufmg.br/online/arquivos/040043.shtml

UFES - Observatório da Mídia realiza oficinas sobre direitos humanos para jornalistas

Portal da UFES

Começa nesta sexta-feira, 18, a segunda edição das oficinas do projeto de extensão Capacitação de Jornalistas para Respeito e Promoção dos Direitos Humanos.
O projeto tem por objetivo de colaborar para que jornalistas e militantes identifiquem práticas de desrespeito aos direitos humanos veiculadas e promovidas pela imprensa, na tentativa de mudanças de algumas práticas de profissionais da mídia. Além disso, pretende analisar criticamente os conteúdos jornalísticos em diversos meios e promover a cultura dos direitos humanos.
As oficinas serão realizadas em dois módulos. O primeiro será nesta sexta-feira, das 18 às 22 horas, e sábado, de 8 às 12 horas. Já o segundo módulo será nos dias 25 e 26, nos mesmo horários, sempre na sala 4 do Cemuni V, no Centro de Artes da Ufes, campus de Goiabeiras.
A iniciativa é realizada pelo grupo de pesquisa e ação Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência em parceria com o Sindicato dos Jornalistas e o Conselho Estadual de Direitos Humanos; tendo sido contemplada pelo segundo ano consecutivo pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação com bolsas e equipamentos. O projeto é destinado a profissionais do jornalismo, militantes de direitos humanos e estudantes de Jornalismo.
Mais informações estão disponíveis no endereço eletrônico https://jornalismodireitoshumanos.wordpress.com/.
Texto: Ana Carolina Sabino (bolsista de programa de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho
retirado do site:http://www.ufes.br/conteudo/observat%C3%B3rio-da-m%C3%ADdia-realiza-oficinas-sobre-direitos-humanos-para-jornalistas

UFBA recebe workshop sobre inovação nos museus de ciência e tecnologia

Portal da UFBA


Temática é voltada para a difusão do conhecimento
O Workshop Inovação nos Museus de Ciência e Tecnologia acontecerá a partir das 8h30 do próximo dia 25/09, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, na Federação. Nesta edição, o evento tem por tema “A difusão do conhecimento para um mundo melhor” e conta com o apoio da UFBA, Faculdade de Arquitetura, INCT-Energia e Ambiente (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente), CIEnAm (Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente) e é promovido pela Academia de Ciências da Bahia.
retirado do site:https://www.ufba.br/noticias/ufba-recebe-workshop-sobre-inova%C3%A7%C3%A3o-nos-museus-de-ci%C3%AAncia-e-tecnologia

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pós-Doutorado em Agronomia com Bolsa da FAPESP

Portal da UNESP

Oportunidade é na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp em Botucatu

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp em Botucatu oferece uma oportunidade de Bolsa de Pós-Doutorado na área de Agronomia. As inscrições encerram em 20 de setembro.
O bolsista integrará pesquisa no âmbito do Projeto Temático "Compostagem do lodo de esgoto: avaliação do processo, do produto gerado e dos custos", apoiado pela FAPESP e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A pesquisa a ser desenvolvida deverá analisar o processo de compostagem do lodo de esgoto, o produto gerado e o custo.
O projeto tem como instituição-sede a Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu/ UNESP e, como instituição de apoio, a Sapesp.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/877.
Os candidatos devem enviar currículo Lattes, súmula curricular (modelo FAPESP), uma carta de recomendação e um projeto com, no máximo, 10 páginas (modelo FAPESP) para o pesquisador principal do projeto, Roberto Lyra Villas Bôas, no endereço rlvboas@fca.unesp.br.
O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência Fapesp
retirado do site:http://www.unesp.br/portal#!/noticia/19197/pos-doutorado-em-agronomia-com-bolsa-da-fapesp/

UFLA permanece entre as 150 melhores do mundo na área de Ciências Agrárias e Florestais

Portal da UFLA

qs-rankingA Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as 150 melhores do mundo na área de Ciências de Agrárias e Florestais, de acordo com o ranking produzido pela empresa inglesa Quacquarelli Symonds. A divulgação da classificação internacional foi feita nesta segunda-feira (14/9). Segundo dados do QS World University Rankings by Subject 2015apenas dez universidades brasileiras estão no grupo das 150 melhores nesta área do conhecimento.
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão entre as 30 primeiras classificadas na área. Na sequência, vem a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), na faixa que vai da 51ª à 100ª posição. Entre as 150 melhores, além da UFLA, incluem-se a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Unversidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, o resultado é importante porque confirma um patamar que vem se repetindo desde 2013 neste ranking. “Temos conseguido manter qualidade consolidada na área de agrárias, o que é essencial neste momento, em que buscamos inserção e reconhecimento também em outros campos do saber”.
A avaliação do QS World University Rankings by Subject baseia-se em três conjuntos de dados que denotam reputação acadêmica, reputação perante o empregador e impacto da pesquisa científica realizada. O objetivo é auxiliar os estudantes que buscam identificar as melhores instituições de ensino da área que escolheram.
Na avaliação da reputação acadêmica, professores e pesquisadores do mundo são entrevistados e indicam as instituições internacionais que consideram excelentes em sua área. Empregadores também são entrevistados, para que apontem as instituições que formam os melhores profissionais, dando origem à reputação empregador. Já para avaliar o impacto da pesquisa, levam-se em conta dados como o número de citações dos artigos produzidos pelos pesquisadores da instituição, por exemplo.
O ranking é divido em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Administração. Entre as seis subáreas de Ciências da Vida e Medicina está Ciências de Agrárias e Florestais.
Ranking Universitário da Folha (RUF)
Também na segunda-feira (14/9) ocorreu a divulgação do RUF. Na edição deste ano a UFLA ocupa a 34º posição no Brasil. O destaque é para a área de Inovação, em que a instituição aparece em 16º lugar no país, e para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, classificados em 5ª e 7ª posição, respectivamente. A instituição mantém a 4ª posição, alcançada em 2014, no número de publicações por docente e de bolsistas de produtividade. Outros indicadores que merecem destaque são: relação de professores com dedicação integral e parcial (ocupa a melhor posição, junto com outras universidades) e desempenho dos estudantes no Enade (4º lugar).
Os indicadores que compõem o Ranking Universitário da Folha são o de internacionalização (considera número de citações aos trabalhos da universidade feitas por grupos de pesquisa internacionais), o de publicações (considera número de pesquisas publicadas em 2011 e 2012 nos periódicos indexados na base “Web of Science”), o de inovação (considera número de pedidos de patente ao Inpi no período de 2004 a 2013), o de ensino (considera pesquisa feita pelo Datafolha em 2015 com 726 professores do país) e de mercado de trabalho (considera pesquisa do Datafolha 2015 com empregadores brasileiros).
O RUF classificou 192 universidades brasileiras, públicas e privadas.
retirado do site:http://www.ufla.br/ascom/2015/09/16/ufla-permanece-entre-as-150-melhores-do-mundo-na-area-de-ciencias-agrarias-e-florestais/

PU/UFPB divulga vaga de seleção para bolsa-estágio

Portal da UFPB

A Prefeitura Universitária da Universidade Federal da Paraíba (PU/UFPB) está selecionando do dia 15 até o dia 22 de setembro, um estudante para estágio remunerado para desempenhar as atividades na área de Direito Administrativo.

A vaga é para estágio obrigatório ou não obrigatório para alunos matriculados e com frequência regular dos cursos de Direito (João Pessoa ou Santa Rita). Na oportunidade serão selecionados também alunos para formar cadastro de reserva.

Para participar da seleção o aluno deve ter concluído pelo menos três períodos do curso; ter Coeficiente de Rendimento Escolar – CRE maior ou igual a 7,0 (sete) e disponibilidade de horário matutino.

A PU disponibiliza de 1 (uma) vaga de estágio com Carga horária de 20 horas semanais (das 8h às 12h), contrato com prazo de 1 (ano), podendo ser prorrogado por igual período; Bolsa-Auxílio de R$364,00 e Auxílio-Transporte de R$132,00.

Edital completo aqui

Fonte: 
Ascom - Reitoria (Fernando caldeira / Jéssica Azevedo)
retirado do site:http://www.ufpb.br/content/puufpb-divulga-vaga-de-sele%C3%A7%C3%A3o-para-bolsa-est%C3%A1gio

Universidade dos EUA dá bolsas de MBA para brasileiros

Estadão Conteúdo
Em São Paulo

Brasileiros interessados em cursar um MBA (Master Business in Administration) no exterior terão a oportunidade de estudar de graça. A Marshall School of Business da University of Southern California (USC), nos Estados Unidos, está oferecendo três bolsas para interessados em cursar o seu programa de MBA internacional em 2016. Para concorrer, é preciso ser nascido no Brasil.
Fundado em 1978, o IBEAR MBA, da UCS, é um programa acelerado em tempo integral de um ano, criado para profissionais em meio de carreira que estão sendo preparados para assumir altos cargos globais. Em geral, os participantes do curso têm cerca de 34 anos e uma década de carreira profissional.
As bolsas podem chegar a 45 mil dólares (cerca de 174 mil reais). Os alunos selecionados também receberão auxílio moradia, que pode chegar a 15 mil dólares (cerca de 58 mil reais) para quem viaja com os filhos.
O processo seletivo leva em conta a experiência profissional do candidato, formação acadêmica, testes (GMAT e TOEFL), cartas de recomendação e de candidatura. Os interessados devem ter, no mínimo, seis anos de experiência profissional e diploma de bacharel antes do início do MBA. As inscrições estão abertas até 1 de maio.

retirado do site:http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2015/09/15/universidade-dos-eua-da-bolsas-de-mba-para-brasileiros.htm

A Importância da Administração de Cargos e Salários

A Administração de Cargos e salários é um dos pontos mais importantes para que se possa fazer gestão de recursos humanos é preciso elaborar ...