sexta-feira, 31 de julho de 2015

Se liga nos cursos oferecidos pela UNIFESP

Inscrições e informações pelo telefone (11) 3385-4350.

Cursos em Parceria a Secretaria do Verde e Meio Ambiente


"Curso de Educação Ambiental em Áreas Protegidas" 
Dias de Aula 21 e 28 de agosto e 03, 10 e 17 de setembro
Horário: 13 as 17 horas
Público Alvo: estagiários da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, estudantes de ciências biológicas, geografia, gestão ambiental e áreas que tenham relação com o tema
Inscrição a partir de 01/08/2015 Clique AQUI (selecione a partir da lista de curso)

“Curso de Gestão Pública Socioambiental: Instrumentos de Políticas Urbanas e aplicações na Região Sul da Cidade - Macrosul.”

Módulo 2 - Resíduo.
Dias de Aula: 11, 13, 18 e 20 de Agosto + Visita técnica dia 15 de Agosto de 2015
Período: 19h00 às 21h30 – 3ª e 5ª Feiras
Carga Horária: 16 horas por módulo;
Público Alvo: Conselheiros Participativos de CADES, de Parques, de Unidades de Conservação e sociedade civil em geral.
Inscrições: Clique AQUI (selecione a partir da lista de curso) Link de inscrição será liberado a partir de 18/06/2015 

Módulo 3 Biodiversidade
Dias de Aula: 15, 17, 22 e 24 de Setembro + Visita técnica dia 19 de Setembro de 2015 
Período: 19h00 às 21h30 – 3ª e 5ª Feiras
Carga Horária: 16 horas por módulo;
Público Alvo: Conselheiros Participativos de CADES, de Parques, de Unidades de Conservação e sociedade civil em geral.
Inscrições: Clique AQUI (selecione a partir da lista de curso) Link de inscrição será liberado a partir de 15/08/2015

CURSOS GRATUITOS E REALIZADOS EM PARCERIA COM A SECRETARIA DO VERDE 


 

UAPI - Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Curso: Envelhecimento Ativo Processo de Desenvolvimento e Criação
Para conhecer o curso navegue pela barra superior de menu "programa" / "UATI" e veja a programação, objetivos do curso e muito mais.
Inscrições para 2015: clique AQUI
Início previsto para maio/2015 aulas as terças das 13:30 as 16:30 horas

Curso Gratuito



   
Curso de Profissionalização e Capacitação para o Mercado de Trabalho
Projeto Pirado - Projeto de Integração e Reintegração do Adolescente e Adulto para o Desenvolvimento Ocupacional
Projeto que capacita jovens e adultos para desenvolver competências técnicas e profissionais necessárias para o mercado de trabalho

Para conhecer o curso navegue pela barra superior de menu "programa, Projetos, Cursos e Eventos" / "Projeto Pirado"
Curso oferecido: Profissionalização e Capacitação para o Mercado de Trabalho
Dias de aulas: sábados, das 09:30 às 13:30 horas
Início Previsto: 15/05/2015 e Término 13/12/2015
Público Alvo: Jovens e Adultos
** Certificado emitido pela UNIFESP
Vagas para 2015 encerradas


  
PROGRAMA DE CUIDADOS INTEGRATIVOS

Para conhecer o curso navegue pela barra superior de menu "programa, Projetos, Cursos e Eventos" / "Programa Cuidados Integrativos" / Oficinas e veja a atividade de seu interesse e faça a inscrição. 
Atividade gratuitas 
Retirado do site:http://www2.unifesp.br/proex/novo/santoamaro/

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Revista de educação e astronomia lança nova edição e é indexada por base da Nasa

Portal da UFSCar
Publicação está hospedada nos servidores da UFSCar e é direcionada a educadores, pesquisadores e estudantes de astronomia

Já está disponível para leitura e acesso online a nova edição da Revista Latino Americana de Educação em Astronomia (RELEA), publicação hospedada nos servidores da UFSCar e direcionada a educadores, pesquisadores e estudantes de astronomia em diversos níveis de ensino.

Seus objetivos são fornecer subsídios metodológicos e fomentar o desenvolvimento de pesquisas nos países latino-americanos; suprir a ausência de publicação específica na área de pesquisa em educação em astronomia; ser um espaço para divulgação da produção dos países da América Latina nessa área; atender a educadores, pesquisadores e estudantes de astronomia, dos diversos níveis de ensino, fornecendo-lhes subsídios metodológicos e de conteúdo; e fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área de educação em astronomia nos países latino-americanos.

A revista tem periodicidade semestral e o fluxo de submissões é contínuo. Nesta edição, a publicação conta com seis artigos inéditos, com destaque para temas que envolvem estudos com alunos dos ensinos Fundamental e Médio, como as publicações “Análise de experimentos desenvolvidos em um curso de astronomia para alunos do ensino médio”; “Ciência nas escolas: observação e análise de um eclipse solar parcial” e “Astronomia cultural nos ensinos Fundamental e Médio”. Todos os artigos podem ser conferidos na íntegra em www.relea.ufscar.br. A submissão de novos trabalhos também deve ser feita no site da RELEA.

Recentemente, a publicação passou a ser indexada no The SAO/NASA Astrophysics Data System (ADS), biblioteca digital de física e astronomia mantida pela Agência Espacial Americana (Nasa) que contém mais de 11 milhões de registros cobrindo publicações em astronomia, astrofísica e física de todo o mundo.

Sobre a RELEA

A Revista Latino Americana de Educação em Astronomia (RELEA) foi lançada em 2004 e até 2007 foi hospedada nos servidores do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA), com sede na cidade de Limeira (SP). Atualmente está hospedada nos servidores da UFSCar.

A publicação possui em seu corpo editorial os professores Paulo Sérgio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar; Luiz Carlos Jafelice, do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e Jorge Horvath, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). A RELEA está classificada no Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Brasil como um periódico B2 para as áreas de Geografia e Ensino e B3 na área de Educação.

A revista conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar desde o início de 2015. Mais informações sobre a publicação e orientações para submissões de artigos podem ser obtidas no site www.relea.ufscar.br. Comentários ou sugestões podem ser enviados ao email relea@ufscar.br.
retirado do site:http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=7588

Central de Línguas inscreve para preparatório de proficiência em espanhol

Portal de notícias da UFU

O período de inscrição vai de 27/07 a 07/08
Gabriela Junqueira (Estagiária de Graduação)
Imagem: Pixabay
A Central de Línguas da Universidade Federal de Uberlândia (Celin/UFU) está com inscrições abertas para o curso preparatório para a prova internacional de proficiência em língua espanhola “Diploma de Español como Lengua Extrangera” (DELE), nível B2. A prova acontece em Uberlândia em novembro deste ano. O período de inscrição começou dia 27/07 e irá até o dia 07/08.
Os diplomas de Espanhol DELE foram criados em 1988 pelo Ministério da Educação, Cultura e Esportes da Espanha, com as diretrizes do Marco Comum Europeu de Referência para o Ensino de Línguas. São títulos oficiais comprobatórios de domínio da língua espanhola outorgado pelo Instituto Cervantes e com colaboração da Universidad de Salamanca.
O curso é aberto para toda comunidade e possui número limitado de vagas. As mensalidades seguem o padrão da Celin.
As aulas serão ofertadas nas tardes de quinta-feira, das 13h00 às 16h50, de setembro a dezembro de 2015. A inscrição é feita pelo site da Celin
retirado do site:http://www.comunica.ufu.br/noticia/2015/07/central-de-linguas-inscreve-para-preparatorio-de-proficiencia-em-espanhol

Núcleo da Educação Física abre Matrícula para Escolinhas

Portal de notícias da UFU

São ofertadas vagas para meninos e meninas de 9 a 16 anos
Gabriela Junqueira (Estagiária de Graduação)
Imagem: Pixabay
O Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Programas nas Áreas de Esporte, Recreação e Aptidão Física (NADEP), ligado ao curso de Educação Física da UFU, abriu inscrição para o projeto Matrícula para Escolinhas, voltado para meninos e meninas de 9 a 16 anos. As modalidades esportivas ofertadas são futebol de campo, futsal, basquete, vôlei e handebol. O período de inscrição vai de 27/07 a 21/08 e não haverá possibilidade de prorrogação.
Os alunos inscritos serão divididos em quatro categorias de acordo com a faixa etária: Sub-11 (9 e 10 anos), Sub-13 (11 e 12 anos), Sub-15 (13 e 14 anos) e Sub-17 (15 e 16 anos). Eles permanecem no projeto até atingirem a idade máxima de 16 anos.
O número de vagas é limitado. Cada turma pode ter, no mínimo, 15 alunos e, no máximo, 25. A inscrição deve ser feita pelos pais ou responsáveis no período da manhã, das 8h30 às 11h30, ou, no período da tarde, das 14h30 às 17h30, no campus Educação Física da UFU. É necessário pagar 20 reais para a matrícula e 45 reais de mensalidade.
 
retirado do site:http://www.comunica.ufu.br/noticia/2015/07/nucleo-da-educacao-fisica-abre-matricula-para-escolinhas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

SEaD-UFSCar seleciona tutor presencial de estágio para curso de Pedagogia a distância

Portal da UFSCar
Inscrições são feitas pela Internet até o dia 9 de agosto

Até o dia 9 de agosto, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar está com inscrições abertas para seleção de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/CAPES) interessados em atuar como tutores presenciais de estágio no curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela UFSCar na modalidade a distância.

São previstas vagas para tutores presenciais titulares e suplentes (cadastro reserva) distribuídas nos polos de apoio presencial das cidades paulistas de Bálsamo, Guarulhos, Igarapava, Itapetininga, Itapevi, Jales e Jaú. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, até 9 de agosto e, no ato da inscrição é necessário o envio de documentos digitalizados, de acordo com as exigências do edital.

O processo seletivo é composto por análise curricular e entrevista. As entrevistas serão realizadas via webconferência para a qual o candidato poderá utilizar as dependências do polo em que se candidatou. O período de entrevistas está previsto entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro.

O edital completo com os detalhes da seleção, o formulário de inscrição e os endereços dos polos de apoio presencial estão no site da SEaD. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: selecao.tutores.ufscar@gmail.com.

A contratação do tutor bolsista será pelo período de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
retirado do site:http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=7582

HC recruta voluntários vítimas de AVC para participar de estudo

Portal de notícias da USP

O Laboratório de Neuroestimulação da Divisão de Neurologia do Hospital das Cínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recruta 100 voluntários, vítimas de AVC – Acidente Vascular Cerebral há pelo menos seis meses, para participarem de pesquisa que avaliará os efeitos da estimulação do cérebro ou dos nervos na melhora da força das mãos.
Poderão participar do estudo, pessoas com mais de 18 anos de idade, que apresentaram apenas um derrame, comprovado por tomografia ou ressonância. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 2661-7955, das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira, e agendar avaliação inicial.
A responsável pela pesquisa é a neurologista Adriana Conforto, chefe do Grupo de Doenças Cerebrovasculares do Laboratório de Neuroestimulação do HC.
Mais informações: (11)  2661-7955
HC recruta voluntários vítimas de AVC para participar de estudo
Editoria: Pesquisa - Autor: - Data: 24 de julho de 2015

retirado do site:http://www5.usp.br/95540/hc-recruta-voluntarios-vitimas-de-avc-para-participar-de-estudo/

A Importância da Administração de Cargos e Salários

A Administração de Cargos e salários é um dos pontos mais importantes para que se possa fazer gestão de recursos humanos é preciso elaborar ...