terça-feira, 25 de junho de 2013

Curso de formação aborda astronáutica e ciências espaciais

Portal do MEC

Despertar a curiosidade e o interesse de crianças e jovens para a educação por meio de estudos espaciais é o principal objetivo do ciclo de palestras e oficinas do curso de formação continuada sobre astronomia, astronáutica e ciências espaciais realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o programa Mais Educação e a Secretaria de Educação do Sergipe. O evento reuniu em Aracaju, de 11 a 13 últimos, mais de 90 professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas.

O curso de formação, com duração de três dias, foi elaborado para fortalecer a educação digital por meio da exploração de recursos do Portal do Professor. A temática espacial permite abordagens interdisciplinares e contribui para o conhecimento escolar, sobretudo nas áreas científicas. 

“O curso proporcionou aos professores um olhar mais crítico sobre conteúdos significativos nas áreas de física, química, matemática e ciências”, disse a professora Jeane Caldas. “Os ministrantes conseguiram com muita competência articular teoria e prática por meio das oficinas de construção de foguetes, bem como experimentos, observações do espaço e a construção de uma proposta de intervenção pedagógica para as escolas.” 

Os professores participantes do curso elaboraram projeto para aplicar nas escolas em que trabalham. “Esse foi o grande diferencial. Assim, chegando a suas escolas, eles poderão coletivamente discutir, melhorar, ampliar, ajustar a realidade e, consequentemente, obter bons resultados em suas ações”, salientou Jeane.

O Portal do Professor reúne recursos digitais específicos sobre a temática espacial, com sugestões de aulas, recursos multimídia, links e conteúdos da Agência Espacial Brasileira, entre outros. Em 2010, o MEC lançou, noPortal do Professor, a página temática Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais na Escola. Em pouco tempo, tornou-se a segunda página com maior número de acessos do portal, com registros de consultas em mais de 100 países.

Uma equipe de professores de educação básica e superior com formação na área espacial produz conteúdos exclusivos para a página e atua como ministrante do curso de formação continuada.

Paula Filizola

Palavras-chave: formação continuada, astronomia, astronáutica, ciências espaciais

Concurso para o HUB terá as inscrições abertas quinta-feira

Portal do MEC

Estarão abertas na próxima quinta-feira, 27, as inscrições do concurso para o Hospital Universitário de Brasília (HUB). O período se estenderá até 28 de julho. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) vai contratar profissionais para o preenchimento de 1.102 vagas — 244 de nível superior em 66 especialidades médicas; 713 de níveis médio e superior na área assistencial e 145 na área administrativa, além de formação de cadastro reserva.

A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 50; para os de nível médio, de R$ 30. A data prevista para aplicação das provas é 1º de setembro. Os editais do concurso foram publicados nesta terça-feira, 25.

A contratação permitirá ao hospital reativar leitos hoje sem uso em decorrência da falta de recursos humanos e ampliar os serviços de saúde prestados à população. Os aprovados que ingressarem no quadro permanente da Ebserh serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito a plano de cargos, carreiras e salários, além do programa de benefícios da empresa.

As inscrições para o concurso devem ser feitas exclusivamente na página do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) na internet, das 8 horas de quinta-feira, 27, às 23h59 de sexta, 28, de acordo com o horário de Brasília.

O extrato do edital com as informações do concurso foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 24, seção 3, página 43. Os editais com a distribuição das vagas e as regras do processo seletivo podem ser consultados na página da Ebserh na internet. 

Assessoria de Imprensa da Ebserh

Matéria republicada com correções de informações

Palavras-chave: hospitais universitários, concurso, HUB, Ebserh

A Importância da Administração de Cargos e Salários

A Administração de Cargos e salários é um dos pontos mais importantes para que se possa fazer gestão de recursos humanos é preciso elaborar ...